segunda-feira, 30 de maio de 2011

Projeto Crianças Relacionando-se com o Trânsito

Na quinta-feira dia 26/05/2011 à tarde, as alunas do curso de Pedagogia da Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ escolheram o Centro de Educação Infantil Ângela Maria de Góis para realizar o projeto “Crianças relacionando-se com o trânsito.”


               Esse Projeto foi criado a partir das observações feitas pelas alunas nas salas de aula, detectando a necessidade do uso do lúdico para inovar e despertar o interesse e a atenção das crianças, proporcionando para as mesmas uma forma diferente de aprender desenvolvendo a autonomia, o conhecimento, o imaginário, a liberdade e principalmente a diversão.
O objetivo principal do Projeto é “conscientizar nossas crianças desde cedo sobre os cuidados necessários no trânsito”, o que fará uma grande diferença no futuro.
O evento contou com a presença de Augusto Gerônimo (Assessor Pedagógico da Secretaria Municipal da Educação de Icapuí), Clotenir Rabelo (Orientador do Projeto e Coordenador Pedagógico da Secretaria Municipal da Educação de Icapuí) e o vereador Lacerda Filho que contribuiu com o material necessário para a execução do Projeto.

terça-feira, 24 de maio de 2011

FESTA DAS MÃES

Ornamentação da festa


Mesa de lembracinhas

Painel da entrada

Mesa de presentes


Professoras

Coordenadora, diretora e a secretária do CEI

Professoras

Professoras








Todo mundo dançando na dança da vassoura!!





Brincadeira dos balões (muito engraçada)


Foi muita diversão!

COMEMORAÇÃO DA PÁSCOA










COMPREENDENDO A HISTÓRIA DA ESCOLA


               No prédio situado na Avenida 22 de Janeiro, 5183, no centro de Icapuí, funcionava a escola Mizinha que foi construída em 12 de Dezembro de 1979, e antigamente se chamava Zita Costa Lima (pertencente à Prefeitura de Aracati). Com a municipalização de Icapuí, no ano de 1986, a referida escola passou a se chamar Escola Fundamental Professora Mizinha, em homenagem a uma professora que ensinava em sua casa, crianças do município. Com o Programa Escola Ideal, a escola Mizinha foi contemplada com a construção de uma nova escola, e com a universalização das escolas de ensino fundamental, os prédios que foram desativados passaram por reformas para o funcionamento de Centros de Educação Infantil, implantados nas diversas comunidades do nosso município, entre eles o C.E.I. Ângela Maria de Góis, vindo a funcionar no lugar da Escola Professora Mizinha. O C.E.I. foi composto com a transferência dos alunos matriculados da Creche Comunitária Maria Maia Rebouças, pela necessidade de um espaço físico maior e adequado para atender a grande demanda de crianças que estavam surgindo a cada ano.
                O Centro de Educação Infantil Profª. Ângela Maria de Góis, foi inaugurado no dia 14 de Março de 2005, pela Prefeitura Municipal de Icapuí, através da Secretaria da Educação e Cultura, na administração do Prefeito José Edílson da Silva. Recebeu esse nome para homenagear uma professora da comunidade que dedicou grande parte de sua vida a Escola Mizinha.
               A escola está credenciada para ofertar a Educação Infantil. No momento, a escola atende crianças de 02 anos e meio a 05 anos nos turnos manhã e tarde. A maioria dos nossos alunos é oriunda de famílias de classe média baixa vindo da comunidade local e adjacente. Há também filhos de famílias de classe média alta, pois demonstram um padrão de qualidade de vida melhor. Uma grande parte dessas famílias vive em condições precárias, ocasionadas pela baixa escolaridade e principalmente pelo desemprego.
              O C.E.I. Ângela Maria de Góis tem como meta contribuir para a construção de uma sociedade mais crítica, participativa e atuante em nosso município, oportunizando a capacidade de resgatar a auto-estima dessas crianças numa perspectiva de inclusão, já que as mesmas vivem à margem da sociedade. Primar pela qualidade do trabalho desenvolvido nas salas de educação infantil e promover um ambiente agradável e propício para uma educação de qualidade.
               A escola nos dias atuais é de fundamental importância na formação do ser humano, no entanto compreendemos que a família também é a base de tudo. Pensando assim, a escola se vê na missão de juntamente com a família desenvolver no educando, além da aprendizagem cognitiva, os valores étnicos, morais e culturais, atuando assim, como facilitador do processo ensino-aprendizagem, atendendo a todas as crianças sem discriminação de cor, raça, religião ou nível social.
               O Projeto Político Pedagógico é de grande importância para a escola, pois é um trabalho coletivo que destaca pontos marcantes e fundamentais como a história da escola, seu currículo, seus métodos, o conjunto de seus atores internos e externos e o seu modo de vida. Ele é uma peça importantíssima para uma instituição escolar, pois não se constrói um projeto sem uma direção política, um norte, um rumo. Ele é o horizonte de uma escola e sua responsabilidade deve ser de todos.
                A elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) oportunizará a comunidade escolar a refletir e discutir os problemas, buscando alternativas e possíveis soluções, propiciando a vivência democrática onde a participação dos membros da mesma reflete o exercício de cidadania.